A nota publicada pelos dirigentes do União Brasil como estratégia para marcar uma posição sobre o pacote econômico do Palácio da Abolição mostra que o partido começa o ciclo político no Ceará dividido: os nomes da federal Fernanda Pessoa e do deputado federal Moses Rodrigues e do deputado estadual Firmo Camurça foram excluídos da nota.
A primeira versão da nota, divulgada pela assessoria de imprensa do Diretório Estadual do União Brasil, era assinada pelos deputados federais Moses Rodrigues e Danilo Forte e pelas deputadas Fernanda Pessoa e Dayanne do Capitão. Poucos minutos após o envio, a nota foi apagada, surgindo, uma hora mais tarde, o documento sem as assinaturas de Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues. Essa “nova” versão foi enviada, ao site, pela assessoria de imprensa do deputado Danilo Forte.
EFEITO ROBERTO PESSOA
A nota inicial, também, não constava o nome do deputado Firmo Camurça, que representa a primeira baixa na bancada da sigla na Assembleia Legislativa: integrante do grupo liderado pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o Firmo, que votou pelo aumento do ICMS, ignorou os rumos da maioria da bancada do partido.
A posição de Firmo Camurça e Fernanda Pessoa gera desconforto entre os colegas parlamentares do União Brasil. Sob a liderança do Capitão Wagner, a União Brasil é oposição ao Governo do Estado. Wagner tem consciência desse papel porque, nas eleições de 2022, as urnas o colocaram nesse rumo e, por essa razão, quer liderar o grupo que estará vigilante à administração Elmano de Freitas.
O desconforto parece ser ainda maior porque Wagner ocupa a Secretaria de Saúde do Município de Maracanaú e, pelo cenário político e administrativo, o próprio Roberto Pessoa, com a filha deputada federal Fernanda Pessoa, não esconde simpatia pelo Governo Elmano com quem tem bom diálogo e tenta construir parcerias.
O nome de Moses Rodrigues, de acordo com informações de bastidores políticos, foi retirado para evitar conflitos na estratégia que ele (Moses) constrói para ocupar, na atual legislatura, o cargo de coordenador da bancada federal do Ceará. O gesto com a exclusão da assinatura na nota do União Brasil é simpático ao PT e ao PDT.
+Veja mais