O Governo do Estado juntamente com a Prefeitura de Fortaleza lançaram, nessa quinta-feira , o Programa Nossas Guerreiras, que visa financiar projetos de mulheres que querem se tornar empreendedoras. Serão destinados 55 milhões de reais, o programa prevê a concessão de crédito de até R$ 3 mil sem juros para 17 mil mulheres em Fortaleza. Os empréstimos terão carência de até seis meses e devolução do recurso em até 30 meses.
Entre os critérios para a concessão do empréstimo estão que as requisitantes sejam mulher, prioritariamente chefe de família; Ter no mínimo 18 anos; Ser hipossuficiente em renda (ou seja: não ter recursos suficientes para o próprio sustento); Não ter sido beneficiada com recursos em edições anteriores de programas da Prefeitura de Fortaleza; E ter o seu negócio localizado na Capital, prioritariamente em bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
As inscrições serão pelo site da Prefeitura de Fortaleza. Também haverá unidades de atendimento em terminais de ônibus da Capital, regionais e no Centro de Referência do Empreendedor. No ato da inscrição, serão avaliadas a documentação e a viabilidade do empreendimento proposto.
O programa oferecerá capacitação obrigatória de oito horas para a elaboração de uma proposta de negócio e desenvolvimento de liderança. A capacitação ocorrerá em quiosques a serem instalados em três terminais de ônibus e nas salas do empreendedor, localizadas nas Secretarias Regionais.