As notas individuais dos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgadas nesta sexta-feira (11). O resultado da avaliação pode ser usado para o ingresso em vagas de instituições de ensino superior públicas ou privadas, além de faculdades fora do País. Tantos os inscritos na versão regular da prova, quantos os que fizeram a reaplicação, no início de janeiro, terão acesso à pontuação na data. 

Ao todo, os estudantes responderam 180 questões de múltipla escolha sobre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de terem dissertado sobre o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e, no caso da reaplicação “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Em dezembro de 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos oficiais das provas objetivas. Apesar disso, não era possível saber calcular a nota do exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que considera, entre outros fatores, a coerência de cada participante na própria prova.