O cruzamento das notas de alunos de escolas regulares e de escolas em tempo integral, compiladas a partir do resultado do Ideb 2023, mostra melhor desempenho dos estudantes que passam mais tempo nos estabelecimentos de ensino.


O repórter Carlos Alberto destaca, no Jornal Alerta Geral, que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador utilizado para compreender como está a qualidade dos níveis básicos da educação brasileira, o ensino fundamental e o ensino médio.

AVANÇO DE NOTAS E MELHORIA DO DESEMPENHO


A pesquisa, realizada pelo Instituto Sonho e publicada pelo Brasil Escola, mostra que a nota das escolas em tempo integral foi de 4,4, em média, enquanto as demais obtiveram uma média de 4,1. O estudo também identificou que os estudantes matriculados em escolas em tempo integral tiveram notas de Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) superiores aos demais alunos. A média deste desempenho foi de, 271 pontos (para escolas integrais) e 265 (demais instituições).


A diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, considera que essa diferença corresponde a um ano letivo a mais aprendizado em Matemática. A Superintendente de Políticas Educacionais do Instituto Natura, Maria Slemenson, destaca que esse modelo de ensino, de tempo integral, tem colaborado na redução de desigualdades educacionais, especialmente em estados com o Produto Interno Bruto (PIB) menor, como Pernambuco, Ceará e Piauí. A ampliação da rede de escolas em tempo integral é uma das principais bandeiras do Ministro da Educação, Camilo Santana.

LEIA MAIS