Beneficiária do Cartão Mais Infância, a dona de casa Janete Araújo, comemorou a chegada do novo Cras ao município de Uruoca. “É muito bom saber que agora podemos contar com esse Cras na nossa cidade. Sei que aqui tem atendimento para os idosos, crianças e toda a família. Um lugar que vai atender toda a nossa comunidade”, lembrou Janete.
“O Cras é um dos equipamentos mais importantes para que se possa efetivar a política da Assistência Social. Este novo Cras em Uruoca, no distrito de Campanário, vai trazer um atendimento efetivo para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, além de outros programas e projetos que contemplam as famílias atendidas no entorno deste equipamento”, destacou o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, durante a inauguração do equipamento, na manhã desta sexta-feira, em Uruoca. Ao lado dele, estavam o assessor especial de assuntos municipais, Artur Bruno, e o prefeito do município, Jan Kennedy Paiva Aquino.
O gestor lembrou que o novo equipamento vai auxiliar no acompanhamento das famílias que são beneficiárias dos programas sociais como o Cartão Mais Infância, Ceará sem Fome e Vale Gás. “Hoje, nós somos um dos poucos estados da federação que cofinancia todos os Cras municipais. Este é o 14º Cras entregue pela SPS, temos mais quatro já prontos para entrega em outras cidades, e outros seis em construção”, reiterou Paulo Guedes.
Com a meta de atender 700 famílias em Uruoca, este é o Cras de número 14 construído pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). Fruto de um investimento de R$ 1.472.840,35, a construção é promovida pela SPS com intervenção da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Tesouro do Estado e do município.
Jan Kennedy Paiva Aquino é prefeito de Uruoca e destacou a importância do Cras para sua cidade. “Hoje é um dia muito importante para o povo de Uruoca, que agora vai contar com esse equipamento para subsidiá-los em diversas necessidades. A população de Uruoca vem sendo beneficiada com diversos programas sociais que têm trazido qualidade de vida para toda a família e agora com esse Cras, que conta com uma equipe capacitada e com profissionais de diversas áreas, tenho certeza que vamos ter um diferencial nos atendimentos”, pontuou o prefeito.
Multidisciplinar, a equipe do Cras é formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos preparados para atender demandas de habitantes de uma área específica do município, mas o espaço está aberto a todos que necessitam de acompanhamento socioassistencial. No Cras, é possível fazer o Cadastro Único; ter orientação sobre os benefícios sociais; ter orientação sobre direitos; pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica; e ter orientação sobre outros serviços públicos.
A infraestrutura do CRAS é equipada com recepção, secretaria, coordenação, salas de atendimento e de atendimento individualizado, serviço de convivência, depósitos, palco externo com arquibancada, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, refeitório, cozinha, despensa, área de circulação, depósitos específicos para alimentação, serviços e despensa, além de áreas destinadas à casa da bomba, gás de cozinha, lavanderia e lixeira.