Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, anunciaram, na noite dessa quarta-feira, as primeiras medidas, em 2022, para conter o avanço das infecções pela variante ômicron, da Covid-19, e da gripe Influenza. As medidas, recomendadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, estão em um novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado e com vigência a partir desta quinta-feira.

De acordo com o decreto estadual, que vale pelos próximos 30 dias, ficam suspensos todos os eventos de Pré-Carnaval e do Carnaval no Ceará e, no caso de eventos festivos e sociais – como casamentos, formaturas e eventos coorporativos – será permitida presença de público com até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos.

O governador Camilo Santana, ao detalhar os dados apresentados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, destacou a disseminação da variante Ômicron no Ceará e o aumento dos casos de Influenza, principalmente na Capital. O crescimento de testes positivos, segundo ele, foi registrado em todos os seis Centros de Testagem do Ceará (cinco em Fortaleza e um em Juazeiro do Norte).

Camilo citou, ainda, que, de dezembro de 2021 para o início deste ano, a taxa de positividade de testes aumentou em 100 vezes no Centro de Testagem para Viajantes do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Isso, segundo ele, impactou a procura pelos serviços de saúde.

Com a nova realidade sanitária, Camilo Santana anunciou a ampliação do número de leitos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndrome gripal na rede pública estadual, assim como a ampliação da testagem.

O Hospital Leonardo Da Vinci, com sede no Bairro Aldeota, em Fortaleza, por exemplo, segundo Governador, voltará a ser o hospital-referência de síndromes respiratórias, para atendimento prioritário tanto de Covid quanto para Influenza, ficando com 160 leitos disponíveis para esses casos.

Outra medida, conforme Camilo Santana, é o aumento na testagem, com a distribuição de mais testes para todos os municípios como iniciativa para a Secretaria de Saúde dispor de dados reais sobre a incidência da variante ômicron e da gripe

MEDIDAS PARA CONTER PANDEMIA

Ampliação de leitos de UTI no Hospital Leonardo da Vinci
• Reestruturação de leitos de enfermaria e uti em todo interior do Estado
• Aumento de testagem em todos os municípios;
• Distribuição de tamiflu para enfrentamento da Influenza A para não agravamento da doença;
• Ampliação de consultas online (telemedicina).
Já em relação às medidas sociais, o Governo decidiu:
• Ficam suspensos todos os eventos de pr[e carnaval e de carnaval em todo o Estado do Ceará.;
• Eventos sociais, com controles d acesso (como formaturas, casamentos e eventos corporativos) terão sua capacidade reduzida por 30 dias. Poderão ter até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 em ambientes abertos;


Durante o anúncio, o Governador fez um apelo para que a população procure tomar a dose de reforço. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza informou que, só na capital, 300 mil pessoas aptas a tomarem a dose de reforço, ainda não tomaram a vacina. Além disso, Camilo pediu que a população não deixe de usar máscaras, não só para prevenir a disseminação da covid-19, mas como – também – as outras influenzas. As novas medidas passam a valer a partir desta quinta (6).

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp