O Governador Camilo Santana, ao lado do Secretário Estadual de Saúde, Marcos Gadelha, anunciou, nesta sexta-feira (11), as medidas do novo decreto que passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (14).

Camilo informou que, por conta da queda no número de casos, não haverá alterações em relação às regras vigentes. De acordo com os dados da plataforma IntegraSus, apresentados pelo titular da pasta da saúde, assim como a terceira onda teve um crescimento muito mais rápido, o número de queda de casos também tem caído praticamente na mesma velocidade.

O chefe do Executivo Estadual comentou que essa redução pode significar que a terceira onda da pandemia deve estar indo embora com a mesma dinâmica que apareceu. “Isso mostra que estamos atravessando essa onda no Ceará. É impressionante como a onda do ano passado foi forte e duradoura. Mas veja como foi essa onda agora, a velocidade com que ela subiu, mas também está começando a cair”, disse o governador ao avaliar um gráfico com os dados das três ondas no Estado.

Ao repetir o decreto anterior, o novo dispositivo legal mantém estádios de futebol com liberação para público de 30% da capacidade; eventos festivos, sociais e culturais podendo receber até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 em locais abertos; eventos corporativos (congressos, seminários etc.) com permissão para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.000 em espaços abertos; farmácias, supermercados e escolas devendo continuar fornecendo máscaras padrão N95 ou similar aos seus funcionários; e festas de pré e Carnaval proibidas.

Confira abaixo a transmissão na íntegra: