Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro.

Apenas dois meses após ter a liberação autorizada pela Governador do Ceará, Izolda Cela, os cearenses devem voltar a utilizar máscaras, como proteção contra a disseminação da covid-19, em ambientes fechados – enfatizando as escolas – e em ambientes abertos quando houver aglomeração.  A recomendação foi dada pela gestora estadual na última sexta-feira e passa a valer, em decreto estadual, a partir desta segunda-feira (13). 

 A medida foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia para conter o aumento de casos positivos para a doença pandêmica observado em todo o Brasil. Durante o anúncio, feito ao lado do secretário estadual de saúde, Marcos Gadelha, Izolda ressaltou que, apesar do crescimento de casos, não são percebidas ocorrências de agravamento da doença e consequente demanda por assistência. 

Atualmente, 90,4% dos cearenses completaram o esquema inicial de vacinação, ou seja, tomaram a primeira e segunda doses, e 65,1% tomaram dose de reforço. 

No início deste mês, o Ministério da Saúde ampliou a quarta dose para pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde de todas as idades. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. Mais informações sobre a estratégia devem ser conferidas junto a cada município.

E as escolas particulares de todo o Ceará já se movimentam para saber como vão proceder após a recomendação estadual.