Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os aposentados e pensionistas do INSS deem ficar atento a mais um novo golpe: desta vez, o golpe está relacionado a prova de vida. Em 2022 o procedimento, de maneira presencial, volta a ser obrigatório. Com isso, agora os golpistas chamam, por telefone, que os aposentados façam a prova de vida anual obrigatória. O INSS alerta, entanto, que esse tipo de ligação é golpe.

Segundo o órgão, na ligação, são informados todos os dados pessoais. Também é enviada uma mensagem, por whatsapp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo de recadastramento. E é nesse ponto que consiste a fraude: os golpistas ficam de posse da documentação e dos dados e fazem transações irregulares em nome de aposentados e pensionistas.

O INSS  alerta que não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como whatsapp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários.  A orientação do instituto é de que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. E reafirma que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Ainda segundo o INSS, o contato somente é feito em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como cpf, nome da mãe ou senha.

Nestes casos, o segurado pode receber um e-mail, um sms, uma carta ou ligação do inss, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: meu inss, central de atendimento 135, ou sms identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao inss atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo meu inss e por meio da central 135.

Caso tenha dúvidas, o segurada no pode ligar para o 135 e pedir esclarecimentos. . Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do inss, a helô.

Em caso de fraudes, o segurado deve procurar instituição financeira e registrar, também, sua reclamação no portal do consumidor (consumidor.gov.br), para fins de tratamento e exclusão de descontos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp