O novo limite de velocidade nas avenidas Dom Manuel e Aguanambi passa a ser de 50 quilômetros por hora (km/h). O objetivo do projeto é aumentar a segurança nas duas vias que, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, possuem altas taxas de acidentalidade. Outras avenidas também terão o limite readequado nos meses seguintes: duas ainda em maio, três em junho e mais três em julho.
O limite nas avenidas Dom Manuel e Aguanambi, atualmente, é de 60 km/h. Estudo realizado pela AMC revela que o tempo de viagem não deve ser impactado com a mudança de velocidade. A pesquisa, que avaliou seis vias que vão passar pela readequação, mostrou um aumento de apenas 6,08 segundos no tempo médio de viagem a cada quilômetro percorrido. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que o limite de velocidade seja de 50 km/h. Dirigir acima do limite, segundo o órgão, é responsável por uma a cada quatro mortes no trânsito.
Fortaleza adotou a recomendação em cerca de 50 vias e, de acordo com a AMC, o número de acidentes com mortes caiu 68,1%. “A av. Leste-Oeste, primeira da Capital a operar com 50 km/h, registrava uma média de 11 óbitos por ano. Em 2022, não registrou nenhuma”, acrescenta o gestor. Além da mudança no limite de velocidade, o projeto vai renovar a sinalização vertical e horizontal, reforçar a visibilidade nas áreas próximas aos semáforos, prolongar as calçadas e implementar um estágio exclusivo para pedestres nos cruzamentos semaforizados da av. Dom Manuel com av. Santos Dumont, av. Dom Manuel com rua Pinto Madeira e rua Visconde do Rio Branco com av. Aguanambi.