O calendário do PIS Pasep deste ano continua no próximo dia 15 de junho, beneficiando trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2021, ano-base do abono salarial. Quem recebe o PIS Pasep no próximo mês são os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho e agosto e os servidores públicos com número de inscrição terminado em 4 ou 5.
Para ter direito ao dinheiro é preciso ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada e remuneração de até dois salários mínimos, além de estar inscrito no PIS Pasep há pelo menos cinco anos.
Os pagamentos do abono salarial começaram em fevereiro, com o valor do salário mínimo vigente na época, que era de R$ 1.302. Já os trabalhadores que receberem o PIS Pasep a partir de maio contarão com o novo valor de R$ 1.320.
O valor do abono salarial varia de acordo com o trabalhador e o tempo trabalhado durante o ano-base de pagamento. Quem trabalhou o ano inteiro, recebe o valor integral do abono, já quem trabalhou menos tempo, têm direito ao valor proporcional.
Vale lembrar que o pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada, ao passo que o Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.