Os Ministério Público do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) defenderam, durante reunião com representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e de escolas públicas e particulares do Ceará, a criação de um protocolo sanitário diferenciado para crianças menores de 12 anos nas escolas cearenses, visto que as crianças que têm mais de 5 anos só começaram a ser vacinadas no Estado no último dia 15 de janeiro.
No encontro, a Sesa comprometeu-se a elaborar um protocolo mais protetivo para as crianças de até 11 anos, visto que grande parte destas ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Contudo, o Ministério Público se manifestou pela suspensão das aulas no caso de dois alunos – que sejam menores de 12 anos e que estudem na mesma sala – testem positivo dentro de um intervalo de cinco dias.
O Ministério Público não solicitou mudanças no protocolo sanitário para maiores de 12 anos, visto que a faixa etária, de acordo com o cronograma de vacinação, já deve estar com as duas doses da vacina.
(*) com informaçoes do Ministério Público do Ceará