O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), está sintonizado com o Governador Elmano de Freitas (PT) e com o Ministro da Educação, Camilo Santana, na avaliação do cenário pré-eleitoral do Município para definição, sem pressa, nem açodamento, do nome a ser lançado à sua sucessão. Após conflitos políticos, desencontros administrativos e por questões familiares, Vitor desistiu de concorrer à reeleição, deixou a oposição atônita e, agora, cumpre papel importante e, provavelmente, determinante para uma vitória nas urnas. Com mais de 230 mil eleitores, Caucaia pode ter a eleição em dois turnos.


ATÔNITA, OPOSIÇÃO PROCURA DO ALVO


Ao renunciar ao direito de concorrer à reeleição, Vitor Valim saiu mira dos opositores que o cercavam de denúncias para fragiliza-lo na corrida pela Prefeitura. Isso não significa dizer que a oposição suspenderá os ataques administrativos, mas o ‘vazio’ deixado com a decisão do prefeito obriga os desafetos políticos a reavaliar o discurso.


Antes, Vitor acordava cedo com um resumo da agenda pré-eleitoral e não escondia o incomodo com os ataques da oposição, que o deixavam irritado e o tirava do foco administrativo. Ou seja, Vitor se dividia entre o gestor e o pré-candidato, tarefa que não conseguiu conciliar e, por essa razão, deu um nó na oposição. Agora, cuida da prefeitura e será um cabo eleitoral de luxo.


PESQUISA EM CAMPO


A escolha do nome do candidato a ser apoiado pelo bloco governista à Prefeitura de Caucaia, que reunirá o Governador Elmano de Freitas, o Ministro Camilo Santana, o presidente Lula e o senador Cid Gomes, não tem data definida, mesmo porque, nesse momento, os articuladores políticos do Palácio da Abolição e o prefeito Vitor Valim se debruçam sobre o sentimento dos eleitores com pesquisas que estão em campo.


As pesquisas começaram a ser realizadas e serão ampliadas a partir do mês de março para uma avaliação mais segura do quadro administrativo, político e pré-eleitoral do Município de Caucaia. Os articuladores políticos do Palácio da Abolição querem extrair nas pesquisas respostas seguras sobre o que pensam os eleitores em relação a políticos que passaram pela Prefeitura, aos que responderam por denúncias de corrupção, desvio de dinheiro, má aplicação de recursos públicos e, por exemplo, quem tem o melhor perfil para conduzir o Município de Caucaia diante dos novos desafios administrativos, econômicos e sociais.