As movimentações para troca de comando do Banco do Nordeste agitam os bastidores políticos. Com a ascensão do senador Ciro Nogueira (PP) ao Ministério da Casa Civil, a mudança na direção da instituição, como estratégia de fortalecer do bloco de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, entra na principal agenda do Governo Federal voltada à Região Nordeste.

A questão, porém, como destaca o jornalista Beto Almeida, no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral, edição desta terça-feira (17), não é apenas política, mas, também, técnica: o estatuto do Banco limita a três mandatos o tempo de permanência de um servidor no cargo de presidente da instituição. O atual presidente Romildo Rolim está há seis anos no cargo e resistiu, com os bons resultados apresentados ao longo desse período, a todas as pressões políticas.

O perfil técnico de Romildo Rolim, que chegou à Presidência do BNB por indicação do então senador Eunício Oliveira (MDB), o deixou mais sintonizado com a equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Os bastidores políticos sobre a montagem do xadrez para o novo comando do Banco do Nordeste estão no Bate Papo Político.