Os números sobre os novos casos de Covid-19 levaram a Secretaria da Saúde do Estado a fazer um alerta sobre a importância de atualização do calendário vacinal. Após o cansaço com tantas vacinas, o estresse provocado pela pandemia e, também, as fake News, muita gente deixou de lado as doses de reforço do imunizante que protege contra a doença.


Os dados da Secretária de Saúde do Estado (Sesa) mostram que, entre os dias 19 e 25 de novembro deste ano, 716 pessoas foram diagnosticadas com a infecção. Na semana anterior (12 a 18 de novembro), houve 247 registros. De acordo com a Sesa, os dados refletem o resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.


CASOS CONFIRMADOS

Os números revelam, ainda, que, entre os dias 19 e 25 de novembro, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) realizou 577 testes RT-PCR para covid-19 e o índice de positividade verificado foi de 21,3%, com 156 casos confirmados.

A recomendação é que, em caso de sintomas gripais, as pessoas devem procurar um atendimento médico e realizar o teste quando houver indicação do profissional de saúde. Segundo a Secretaria da Saúde, as medidas de prevenção não devem ser negligenciadas. Apesar da flexibilização do uso de máscaras, o equipamento de proteção continua sendo recomendado.


O secretário executivo de vigilância e saúde do Estado, Antônio Lima Neto, destaca que o aumento de casos da Covid-19 se deve a chegada de uma nova variante e alerta que é importante o monitoramento dos registros da doença, sem a necessidade de medidas mais severas. Lima reforça que a vacina é o caminho seguro para maior proteção contra a Covid-19.

LEIA MAIS