O Ceará registra 143 casos confirmados de Febre Oropouche, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (16), pela Secretaria da Saúde do Estado. Os registros estão distribuídos em sete municípios da região do Maciço do Baturité.
Até agora não há óbito relacionado à doença. No último boletim divulgado pela pasta estadual, na última sexta-feira, 9, a quantidade de infecções no Ceará estava em 122, o que significa que houve um aumento de 21 casos.
Das cidades com casos confirmados, Aratuba aparece com o maior número de pacientes, com 35. Em seguida vem Pacoti com 30, Mulungu com 26, Capistrano com 23, Redenção com 21, Baturité com 5 e Palmácia com 3.
De acordo com a Secretaria de Saúde, “todos os pacientes relataram sinais e sintomas clássicos” da patologia, que são síndrome febril, quase sempre acompanhada por dores musculares e dor de cabeça. Entre os casos confirmados no Ceará, três foram em gestantes.
Das 143 confirmações, 55,9% são do sexo masculino e todos os casos investigados apresentam local provável de infecção em zona rural.
A Secretaria de Saúde do Estado investiga, por meio de análises laboratoriais, de dados epidemiológicos e clínicos, um caso de transmissão vertical, passada da mãe para o bebê durante a gravidez ou parto, onde houve óbito fetal.