Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Foi publicado na segunda-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de Licitação –  RDC Eletrônico 2/2017, através da Secretaria Executiva, Sub Secretaria de Assuntos Administrativos, Coordenação Geral de Recursos Logísticos, para a contratação de empresa ou consórcio de empresas para execução dos serviços de engenharia de dragagem por Resultado no Porto de Mucuripe e demais serviços e operações necessárias e suficientes para a execução da obra

Conforme o documento, a entrega das propostas transcorre desde segunda-feira (20) e sua abertura se dará no dia 11 de dezembro. O modo de disputa é aberto e o critério de julgamento por maior desconto. A licitação tem abrangência nacional.

A obra foi solicitada pela Companhia Docas do Ceará (CDC) ao governo federal ainda em 2014. A indefinição da obra gerou impactos negativos para o turismo local, afastou companhias de cruzeiros, que precisavam atracar longe do Terminal Marítimo de Passageiros, causando transtornos aos visitantes.

Atualmente, os turistas que chegam à Capital cearense nessas embarcações têm de descer no porto antigo e ir de ônibus até o terminal de passageiros, que recebe eventos como feiras e shows. Representantes da cadeia produtiva do turismo de Fortaleza reclamam do inconveniente, um impasse que causa desinteresse nas companhias de cruzeiro e, consequentemente, prejudica a economia da cidade.

Com a dragagem deve melhorar as condições de navegabilidade e atracação dos navios que embarcam e desembarcam passageiros de cruzeiros. Conforme o edital, as profundidades do canal e do berço deverão ficar acima de 14 metros e de 13 metros, respectivamente.