O governador Elmano de Freitas destacou, nesta quarta-feira (13), o diálogo do Governo Federal com os Estados e os Municípios ao falar sobre a reunião do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, com prefeitos de cidades do Interior do Estado e da Grande Fortaleza para discussão do calendário das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reunião foi realizada no Palácio da Abolição.
Segundo Elmano de Freitas, a reunião com os prefeitos faz parte do diálogo do Governo Lula com os Municípios para avaliação do andamento das obras do PAC. De acordo com o Ministro Rui Costa, o novo PAC tem 1.298 obras no Ceará, com investimento previsto é R$ 30,7 bilhões somente no estado.
Elmano antecipou, durante entrevista coletiva, que, nos próximos dias, estará com o presidente Lula para o anúncio da liberação de mais recursos para conclusão das obras da Transnordestina.
Outra obra é o primeiro trecho da duplicação da BR 116, a partir da cidade de Pacajus até o município de Chorozinho, com trecho de 22 km. Elmano antecipou que as obras devem ser iniciadas no dia 2 de dezembro.
DINHEIRO PARA OS MUNICÍPIOS
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o Governo quer acelerar as obras em parceria com os Municípios e os Estados. E, no Ceará, segundo ele, a reunião com os gestores municipais tem esse objetivo: mobilizar os atuais e novos prefeitos para assinatura dos convênios que garantam a retomada de obras nas diferentes áreas – saúde, educação, recursos hídricos e, por exemplo, habitação.
Rui Costa enalteceu o ciclo de administração estadual que garante, hoje, ao Ceará o título de estado brasileiro com mais obras hídricas. Uma das principais obras é o Cinturão das Águas, que interliga diferentes bacias hidrográficas do Ceará.