As obras do VLT que estão sendo realizadas no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, têm provocado engarrafamento nos horários de pico para os condutores que vem pela Via Expressa e tentam acessar a Avenida Pontes Vieira. As filas de carro têm exigido paciência dos motoristas que passam pelo trecho.
A situação piorou com o avanço da construção da estação do VLT da Avenida Pontes Vieira. A Rua Vicente Leite, que dava acesso à Avenida Pontes Vieira, não pode mais ser usada pelos motoristas, por causa da montagem dos trilhos por onde vai circular o VLT. O semáforo do cruzamento já foi, inclusive, desativado.
Para quem vem pela Via Expressa, só resta agora vir pela Rua Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, que também acessa a Pontes Vieira. O problema é o volume de veículos no trecho, principalmente, nos horários de pico. Na parte da manhã, a quantidade de carros na Via Expressa gera filas e engarrafamento.
As obras do VLT ainda estão em andamento. O viaduto por onde vai passar o veículo leve sobre trilhos não foi finalizado e os motoristas também reclamam da segurança no trecho.