O município de Caridade está bem perto de receber um monumento que impulsionará o turismo religioso na região e também será um símbolo de fé para a sua população. Está em construção, o monumento de Santo Antônio. São quase 40 anos de um Santo Antônio fragmentado. O corpo sem cabeça da estátua está no alto do morro no município de Caridade. A quase três quilômetros de distância, repousa a cabeça em meio às casas da Rua Cento e Dois, no Conjunto Habitacional.

Nesta semana, o Assessor Especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Walter Cavalcante, esteve em Caridade, representando o governador do Estado, Elmano de Freitas, visitando a obra. O projeto da estátua de Santo Antônio no pico do morro começou em 1984, e a ideia da prefeitura, à época, era atrair o turismo religioso para a cidade, seguindo os passos da vizinha Canindé. Porém, a obra parou em 1986 por falta de recursos. E a cabeça, montada no chão, nunca foi levada até o corpo.

Desde 2021, Caridade vive uma nova tentativa de homenagear Santo Antônio. Desta vez, o Governo do Ceará anunciou a construção de um complexo religioso no Serrote do Cágado, o ponto mais alto da cidade. O projeto do Monumento de Santo Antônio trará uma nova estátua com 36 metros de altura. O lugar deve ter, ainda, um museu, um mirante, uma capela, pontos comerciais, escadarias, rampas de acesso e estacionamento.

Visita à Canindé

O secretário Walter Walter Cavalcante visitou também a obra de restauração da Basílica de São Francisco de Assis, em Canindé, além da obra do novo Centro Comercial no entorno do Monumento de São Francisco, que tem como objetivo urbanizar a área e prepará-la para receber romeiros, além do público em geral.

O projeto contempla uma série de ações de recuperação, como a requalificação das vias de acesso ao monumento, a implantação de uma via secundária de acesso ao estacionamento para veículos de grande porte, caramanchões, paisagismo, iluminação, bloco comercial, bloco de centro cultural, administrativo e a Capela Nossa Senhora dos Anjos.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará