Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador Camilo Santana (PT) volta a se reunir, nesta terça-feira, em Brasília, com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), para tratar sobre obras e ações do Governo Federal no Ceará. Será o terceiro encontro, neste ano, entre Camilo e Eunício. Na agenda, estão a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco, o Cinturão das Águas, o Anel Viário e projetos na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A agenda de Camilo Santana no Distrito Federal começou cedo com uma audiência no Ministério da Integração Nacional, onde, com o Ministro Hélder Barbalho, tratou sobre as obras hídricas para o Ceará. Uma das principais preocupações expostas pelo governador cearense é com a demora na retomada das obras da transposição do rio São Francisco.

A licitação realizada para reinício do canal entre Salgueiro (PE) e Jati (CE) parou na Justiça. O consórcio formado pelas empresas Passarelli, Construcap e PB Engenharia  questionou a decisão do Ministério da Integração Nacional em declarar o consórcio Emsa-Siton vencedor para realizar as obras por um valor de R$ 517.000,00.

A briga continua na esfera da Justiça, enquanto o Ceará depende da transposição do São Francisco para o abastecimento da população a partir de janeiro de 2018. A situação se tornará ainda mais crítica caso não haja recarga, a partir de dezembro deste ano, dos principais reservatórios, como os açudes Castanhão e Orós.

O governador Camilo Santana ao voltar, nesta terça-feira, a Brasília, reafirmou a necessidade urgente da obra ser retomada e, ao lado do presidente do Senado, Eunício Oliveira, tenta sensibilizar o Governo Federal a acelerar as medidas para o Ceará não sofra um colapso no sistema de abastecimento de água.

Há oito meses, quando a Construtora Mendes Júnior abandonou a transposição, o deputado federal Danilo Forte (PSB) defendeu a entrada do Batalhão de Engenharia do Exército para assumir a construção do trecho entre Salgueiro e Jati, que é indispensável para as águas do São Francisco chegarem ao solo cearense. O Ministério da Integração Nacional aguarda um desfecho da disputa judicial.

Agenda do governador Camilo Santana em Brasília, nesta terça-feira

9h: Reunião com o Ministério da Integração Nacional
13h: Bate-papo ao vivo com a população pelo Facebook
14h: Reunião com o Ministério da Saúde
19h: Reunião com o presidente do Senado, Eunício Oliveira

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará