Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A ex-primeira dama do Ceará e esposa do ex-governador Camilo Santana, Onélia Santana assumiu nesta terça-feira, 19, o cargo de Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. A posse contou com a presença da governadora Izolda Cela, que destacou u a determinação e obstinação de Onélia quando idealizou o Programa Mais Infância Ceará, que se transformou em lei no governo do seu marido.

“Nosso Estado tem ido na contramão do Governo Federal, ampliando o acesso da nossa população às políticas sociais e a Onélia é uma das responsáveis pelo investimento nas políticas de desenvolvimento da primeira infância”, lembrou.

Onélia diz que recebe a oportunidade como uma missão e que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela pasta nos últimos 3 anos.

“Recebo essa missão com muita honra e responsabilidade para dar continuidade a este trabalho que é construído por muitas mãos e que foi tão bem conduzido pela secretária Socorro França, que tanto me ensinou durante a sua gestão”, ressaltou Onélia Santana, que também agradeceu o compromisso de todos que trabalham na SPS. “Nesta casa há desafios enormes a serem enfrentados, mas já temos feito muita coisa, a exemplo da Casa da Mulher Cearense, no Cariri, e das muitas políticas voltadas para primeira infância. Prometo me dedicar com todas as minhas forças para que as 14 políticas executadas nesta Pasta cheguem até as famílias que estão nos locais mais distantes e de difícil acesso do Ceará”, completou.

Socorro França, que esteve à frente da SPS como secretária titular, participou da posse de Onélia Santana e desejou uma gestão com muitos avanços e conquistas. “Que alegria estarmos aqui reunidos para receber a professora Onélia como titular desta Secretaria. Onélia vem nos ensinando nestes últimos sete anos sobre políticas públicas assertivas para a infância e se estabeleceu como uma referência nesta política por sua competência e compromisso com o povo cearense”, pontuou Socorro França.

Perfil de Onélia Santana

Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri e é psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC/SP e está concluindo MBA em Gestão Pública pela PUC. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP), Onélia Santana atuou como secretária de Assistência Social de Juazeiro do Norte, primeira-dama do Ceará e é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI), ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.

(*) com informações do governo do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp