O prefeito José Sarto apresentou, nesta quinta-feira (04), os dados atualizados sobre as atividades executadas pela gestão durante a Operação Asfalto. Os trabalhos que foram iniciados em abril já contemplaram 733 vias com serviços de recuperação asfáltica, recapeamento e sinalização. O balanço parcial da iniciativa e as estratégias adotadas foram detalhadas durante coletiva de imprensa, no Paço Municipal.

“Nós lançamos o programa no dia 21 de maio e planejamos que em 100 dias executaríamos a operação. No entanto, com 35 dias nós já executamos 62% do total, com recuperação asfálticas, zeladoria, sinalização e iluminação. Uma operação que não é simples de fazer, mas que, com esse andamento, acredito que vamos concluir antes do prazo”, afirmou Sarto durante a coletiva.

+Veja a apresentação do balanço

Os números são resultado da intensificação da recuperação das vias da Capital a partir do fim da quadra chuvosa. De 1º de abril a 03 de julho, a gestão municipal realizou a recuperação asfáltica em 453 ruas, o que representa 379.776,46 m² de asfalto. Grandes avenidas da Capital, como Pontes Vieira, Odilon Guimarães e Coronel Matos Dourado (Perimetral), estão entre as recentes beneficiadas pela iniciativa. Atualmente, outras 26 vias estão com os trabalhos em andamento.

Além dessas, 280 ruas, sendo 40 vias principais e 240 secundárias, receberam o serviço de recapeamento total, recuperando 89,52 km. Neste mês, os trabalhos seguem em execução em importantes corredores da cidade como a Av. Augusto dos Anjos, Av. Silas Munguba e a Rua Cônego de Castro.

Somente em junho, pelo menos 17 vias principais da Capital foram recapeadas, entre elas as avenidas Oliveira Paiva, Dep. Paulino Rocha, Sargento Hermínio, Gomes Brasil e do Contorno Sul, além da Rua Barão de Sobral, Rua Pedro Pereira, Rua Barbosa de Freitas e Rua Francisco Holanda.

A operação é realizada pelas secretarias municipais da Gestão Regional (Seger) e Conservação e Serviços Públicos (SCSP), e conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A meta da Operação Asfalto é realizar a recuperação de mais de 1200 vias de Fortaleza.

Sinalização

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) revitalizou a sinalização de 61.032,96 m² de vias recapeadas pela Operação Asfalto. Os trabalhos acontecem prioritariamente no período noturno para evitar transtornos aos motoristas e contam com o suporte operacional dos agentes do órgão. Os serviços incluem a revitalização das faixas de pedestres e de retenção, linhas divisórias de fluxo, ciclofaixas, dentre outras implantações, que disciplinam o tráfego e tornam o deslocamento mais seguro.

Além disso, como parte de ações estabelecidas pela AMC, 11.319,97 m² de sinalização também foram revitalizadas nas Avenidas Gov. Raul Barbosa, Augusto dos Anjos, Carneiro de Mendonça, Barão de Studart, Antônio Sales e Presidente Juscelino Kubitschek.