Com objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará realizou a Operação Caminhos Seguros, que resultou em 75 prisões até agora. A ação, que acontece em todo o Brasil, é coordenada pela SSPDS e seus órgãos vinculados, como a Polícia Civil do Estado e a Polícia Militar. Também atuam na operação a Polícia Rodoviária Federal, as prefeituras e conselhos tutelares.
Em todo o Ceará, foram realizadas mais de 10 mil abordagens e mais de 4,1 mil veículos foram fiscalizados. Além disso, mais de 6 mil pessoas foram alcançadas pelas palestras nas ações educativas realizadas em instituições de ensino.
As ações resultaram nas capturas de mais de 80 suspeitos. Já a Polícia Rodoviária Federal atuou em mais de 220 procedimentos de fiscalização de veículos e pessoas, além de ter fiscalizado 24 locais e alcançado mais de 250 pessoas em ações de conscientização.
Além da Capital, foram realizadas capturas em municípios como Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Fortim, Iguatu, Itarema, Maracanaú, Morada Nova, Paraipaba, Quixadá, Tianguá, Trairi e Tururu.
Lembrando que as denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, que é o Disque-Denúncia da SSPDS. Ou ainda pelo telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, para situações que estejam ocorrendo no momento.