A Operação Carro-Pipa continua com problemas no Ceará e cerca de 18 municípios continuam sem os serviços de abastecimento de água. Ao todo, 29 cidades devem receber os caminhões carro-pipa, mas em parte delas o serviço está parado devido ao atraso no pagamento dos pipeiros. A informação foi divulgada pelo representante do Sindicato dos Pipeiros, Eduardo Aragão. Segundo ele, os caminhões das regiões dos Inhamuns, Crateús e parte do Centro-Sul continuam parados por falta de repasse.
“Estamos novembro e dezembro sem receber. O repasse era feito pelo quartel do 40º Batalhão de Infantaria de Crateús. Haverá um planejamento para o dia 16 muito provável desse repasse. Isso por conta da transição dos municípios do 40º Batalhão para o Comando da 10ª Região Militar de Fortaleza.”
Sem o repasse, 150 pipeiros ficam prejudicados e em torno de 80 mil pessoas ficam sem receber água, nas seguintes cidades:
- Acopiara
- Araripe
- Canindé
- Caridade
- Caucaia
- Choró
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Itapajé
- Itatira
- Jaguaretama
- Jaguaribara
- Madalena
- Mombaça
- Morada Nova
- Pedra Branca
- Quixadá
- Quixeramobim
- Solonópole
De acordo com o Exército Brasileiro, a Operação Carro-Pipa entrega água para mais de 1 milhão de pessoas em 240 cidades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. A operação acontece há 23 anos e atende a mais de 600 municípios, com a contratação de quase 4 mil pipeiros, em municípios com estado de calamidade ou emergência reconhecida pelo governo. São cerca de 42 mil postos de abastecimento.
O objetivo é dar apoio a atividades complementares de distribuição de água às populações atingidas pela seca. No Orçamento de 2021, havia previsão de R$ 670 milhões para o programa Carro-Pipa, mas R$ 500 milhões foram alocados em razão de restrições econômicas.