Dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisões temporárias foram cumpridos em Beberibe, no Litoral Leste do Ceará, e nas cidades de Aracati, Fortim e Fortaleza, nessa quinta. As ordens judiciais são decorrentes de investigações criminais que apuram crimes de fraude em licitações, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Nomeada de Operação Desfaçatez, as ações determinadas pelo juiz da Comarca de Beberibe apuram crimes cometidos em serviços de administração e manutenção de veículos destinados ao transporte escolar da frota da Secretaria de Educação de Beberibe, supostamente realizados por uma empresa contratada sem licitação, que resultou em pagamentos da ordem de R$ 159,7 mil.
As buscas e apreensões ocorreram em residências, na sede da empresa investigada, e também na Secretaria de Educação de Beberibe. A investigação revelou indícios de superfaturamento na aquisição de peças e prestação de serviços de manutenção de veículos, bem como inexistência de efetiva prestação de tais serviços, nos termos cobrados e quitados pela administração municipal de Beberibe.