A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desencadeou, nessa terça-feira (20), a Operação “Evali” que teve como objetivo reprimir crimes contra a saúde pública relacionados à venda de cigarros eletrônicos. Durante a ofensiva, dois homens, de 21 e 35 anos, foram presos em flagrante pela prática de crime contra a incolumidade pública no município de Limoeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. Os policiais civis apreenderam com os indivíduos dezenas de cigarros eletrônicos.
As investigações iniciaram após as equipes da Polícia Civil receberem denúncia de que adolescentes estavam usando o dispositivo. Diante do caso, a PCCE deflagrou a operação “Evali”, conhecido como um fenômeno de saúde pública que ocasiona lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico.
Com os mandados de busca e apreensão em mãos, policiais civis da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte se deslocaram para um estabelecimento comercial onde flagraram os indivíduos em posse de 77 cigarros eletrônicos, 121 líquidos/essências diversas para cigarros eletrônicos e 62 acessórios diversos de vaporizadores. Além disso, uma dos suspeitos estava em posse de pequenas porções de maconha e haxixe e uma quantia em dinheiro. Todo o material foi apreendido pelas equipes da PCCE com os suspeitos.
Após as capturas, os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, onde foram autuados em flagrante por crime de contra a incolumidade pública. Além disso, um dos alvos foi autuado por porte de drogas para consumo pessoal. Agora, a dupla está à disposição da Justiça.