Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) apreenderam neste sábado (23/10) uma motocicleta com registro de 187 autuações. O condutor não possuía habilitação para dirigir e o veículo, além de não possuir retrovisores, estava com licenciamento vencido desde 2007. O motociclista foi surpreendido durante operação de rotina no bairro Conjunto Ceará.

“A fiscalização, antes de mais nada, é preventiva. Os condutores que desrespeitam as normas de circulação viária arriscam a própria vida e a de várias pessoas no trânsito. Daí a importância da retirada do condutor e do veículo de circulação”, explica Juliana Coelho, superintendente da AMC.

Para aumentar a segurança viária e evitar mortes no trânsito, a fiscalização nas ruas foi intensificada nos últimos três meses. Realizada em parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a operação Saturação pela Vida realizou 21.057 abordagens em setembro.

A medida já mostrou resultado nas estatísticas de trânsito. Com dez mortes, Fortaleza registrou o mês de setembro menos violento nas vias dos últimos 20 anos. Mais vulneráveis, os condutores de motocicletas representaram metade das mortes registradas na capital no mês passado.

Para atender esse público e reduzir o número de sinistros, a AMC tem ofertado gratuitamente o curso de pilotagem segura aos motociclistas. A formação tem como objetivo desenvolver habilidades na condução do veículo para enfrentar qualquer situação no trânsito e estimular um comportamento mais seguro para que não se envolvam em sinistros. Os interessados devem se inscrever no site amctransito.com.br.

(*)com informação da A.I