O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), através da Coordenadoria de Inteligência (Coin), com apoio da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), deflagraram, na manhã desta quinta-feira (11/05), a Operação Magnatas. Durante a operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra sete policiais militares. Dois deles acabaram sendo presos em flagrante, um por posse de drogas para consumo próprio e o outro por posse de munições de arma de uso restrito. Todos foram afastados de suas atividades por decisão judicial.  

A investigação apura a participação dos PMs em crimes de peculato, tráfico de drogas, associação criminosa, arrebate (tomada violenta de entorpecentes de traficantes) e transporte de drogas. O cumprimento dos mandados contou com o apoio da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD).  

Nome da operação 

O nome “Magnatas” foi inspirado no título do filme “Magnatas do Crime”, que acompanha um traficante graduado em Oxford que usa suas habilidades para criar um império de maconha. 

(*)com informação do MPCE