Uma operação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e do Rio Grande do Sul resultou na prisão de sete pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada no chamado “golpe do falso pai de santo”. A ação, deflagrada nesta quinta-feira (16), foi realizada nas cidades de Itapevi, Cotia, Jacareí e na capital paulista.
As investigações tiveram início após a denúncia de uma mulher que perdeu mais de R$ 180 mil em apenas um mês. A vítima procurou ajuda nas redes sociais e encontrou um anúncio que prometia rituais espirituais para “trazer o amor de volta”.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a mulher entrou em contato com uma suposta “Mãe Natasha” e pagou inicialmente R$ 300 por uma “amarração amorosa” e mais R$ 750 por um “trabalho de dominação de coração”. Ao tentar desistir, foi informada de que o cancelamento não era possível, pois “os nomes já estavam na mesa” — uma forma de intimidação que envolvia ameaças espirituais e psicológicas.
Com o passar dos dias, os pedidos de dinheiro aumentaram. Um dos envolvidos, que se apresentava como Pai Hugo Castiel, passou a ameaçar e extorquir a vítima, alegando que ela estava “enganando as entidades” e que isso traria punições espirituais. Em uma das chantagens, chegou a afirmar que precisava comprar um bode preto por R$ 1,5 mil para concluir um ritual.
Os valores eram transferidos para diversas contas bancárias de pessoas físicas ligadas ao grupo. Os depósitos variavam entre R$ 1,5 mil e R$ 37 mil, somando mais de R$ 180 mil.
Emocionalmente abalada e endividada, a vítima denunciou o caso à Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que passou a investigar o esquema por estelionato e extorsão. A Operação Falsa Fé mobilizou 120 policiais e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão além das sete prisões temporárias.
As autoridades alertam para que outras possíveis vítimas denunciem golpes semelhantes, que vêm sendo praticados em todo o país por meio das redes sociais.
