A fuga inédita de dois presos da Penitenciária Federal, na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, abriu caminhos paro opositores ao Governo Lula pedir a convocação do novo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Ricardo Lewandowski.

Integrante da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) anunciou a apresentação de um requerimento para a convocação do ministro assim que os trabalhos do colegiado forem retomados. Segundo o deputado, é inadmissível que fugas ocorram em presídios federais e, conforme enfatizou, ministro Lewandowski precisa ir à Comissão de Segurança Pública prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido.

REPERCUSSÃO NO JORNAL ALERTA GERAL
Após a fuga, de acordo com o repórter Carlos Alberto, em participação, nesta quinta-feira, no Jornal Alerta Geral, a Polícia Federal foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para auxiliar na recaptura e investigação das responsabilidades da fuga.

O Ministério da Justiça recomendou, ainda, aos estados da Paraíba e do Ceará para reforçarem a segurança na divisa com o Rio Grande do Norte.

O presídio federal, considerado uma unidade de segurança máxima, foi projetada para receber até 208 presos, sendo, segundo descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma reprodução do modelo de unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como “Supermax’’.

REDE DE JORNALISMO

Maior rede de jornalismo do Ceará, o Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão pela Internet e pelas emissoras de rádio que integram o Sistema Ceará Agora de Comunicação e a Rede Somzoom Sat.