Os deputados federais e senadores começam, a partir desta semana, a se debruçar sobre a proposta orçamentária do Governo Federal, que estima as receitas e as despesas para o exercício de 2025.

O repórter Carlos Alberto dá detalhes, no Jornal Alerta Geral, sobre o texto enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. O Governo Federal abriu a semana detalhando para deputados federais e senadores pontos da proposta orçamentária no que diz respeito a receitas e despesas.

APERTO COM PENTE-FINO

O texto prevê economia de dinheiro com a revisão de benefícios previdenciários temporários – como, por exemplo, auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas institui, também, a ampliação do programa de distribuição do vale-gás.

O benefício, que é garantido atualmente aos inscritos no Bolsa-Família, será ampliado e, em 2025, deve alcançar, pelo menos, 20 milhões de pessoas de baixa renda. De acordo com o presidente Lula, o programa do gás terá um investimento de 13 bilhões de reais.

Segundo Lula, não é possível a Petrobras vender o botijão de gás a 36 reais e esse mesmo botijão de 13kg chegar à cozinha dos mais pobres por um valor entre 130 e 140 reais. O Governo, de acordo com o presidente Lula, precisa cuidar dos mais pobres. O petista afirmou, ainda, que, até 2026, o botijão de GLP, o gás de cozinha, será incluso na cesta básica.