O deputado federal Eunício Oliveira, um dos emedebistas mais fiéis ao presidente Lula e ao Ministro da Educação, Camilo Santana, entra na agenda da disputa pelo Senado em 2026. São duas vagas com o encerramento dos mandatos de Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (NOVO).


Eunício já trabalha nos bastidores e pode ser beneficiado na estratégia recomendada pelo presidente Lula para o PT priorizar alianças nos estados que fortaleçam a vitória dos partidos da base de apoio ao Palácio do Planalto na briga pelas duas vagas de senador.


Essa movimentação é no sentido de evitar o avanço no Senado da ala conservadora ligada ao ex-presidente Bolsonaro. Os planos do PL estão sendo montados para maior presença da sigla no Senado a partir das eleições de 2026.

DISPUTA AO SENADO NO CEARÁ


A orientação do presidente Lula é para o PT negociar coligações que priorizem a disputa ao Senado nos estados em que a legenda tenha o governador.


No Ceará, o deputado federal petista José Guimarães quer uma das vagas, mas estratégia do Palácio do Planalto pode beneficiar o MDB e o PSB: como o PT tem o comando administrativo do Estado e o governador Elmano de Freitas é candidato à reeleição, as duas vagas ao Senado devem ficar com o MDB e o PSB.


ELMANO, CID E EUNÍCIO


O Ministro Camilo Santana já se antecipou para dizer que apoiará a candidatura à reeleição do senador Cid Gomes. Cid expôs, em alguns momentos, que não disputaria mais eleição, mas o quadro pode mudar. A outra vaga pode ser destinada ao MDB.


O deputado federal Eunício Oliveira vem fazendo o dever de casa, é uma das principais vozes do MDB em apoio ao Governo Lula, no Ceará, é aliado ao PT e, nas eleições de 2024, levou o partido a apoiar a candidatura vitoriosa de Evandro Leitão (PT).


‘’O Partido precisa de estratégia. Se o presidente Lula ganhar a eleição e a extrema-direita tiver maioria no Senado, vai ser uma situação extremamente difícil. Tem lugar que não tem como cogitar candidaturas do PT. Vamos também discutir a eleição de aliados’’, afirma o senador Humberto Costa (PT-PE), em declarações publicadas pelo Jornal O Globo.


Humberto Costa comandou o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT nas eleições de 2024 e é cotado, segundo a reportagem, repetir a mesma tarefa nas eleições de 2026. As declarações de Humberto Costa deixam Eunício Oliveira ainda mais animado na corrida ao Senado.