O Jornal Alerta Geral, gerado pela Sistema Ceará Agora de Comunicação, tem mais uma edição com esclarecimentos e orientação aos segurados e beneficiários do INSS sobre as condições para a liberação de auxílios e aposentadorias. As perguntas, com pedido de orientação, podem ser enviadas pelo whatsApp (85) 99273.4353.
DÚVIDAS E ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353
O professor e advogado Paulo Bacelar responde, neste sábado, a perguntas sobre o tempo de contribuição e a idade para homens e mulheres pedirem a aposentadoria. Bacelar destaca, também, as regras de transição que permitem, em alguns casos, a liberação da aposentadoria antes dos 62 anos de idade (mulher) e dos 65 anos (homem).
DUAS APOSENTADORIAS
Uma das respostas é para o ouvinte Francisco, do Interior do Estado, que expõe o seguinte: aos 65 anos aposentado como agricultor, o Francisco quer saber se, ao completar 15 anos no serviço público, pode requerer a segunda aposentadoria. O professor Paulo Bacelar dá uma explicação, com resposta útil a muitas pessoas que se encontram nesse perfil.
MUITO TEMPO SEM CONTRIBUIR
O ouvinte Adailton, de Fortaleza, diz que soma 14 anos e 2 meses de contribuição para o INSS, mas há 25 anos parou de recolher para a previdência social e quer saber como, aos 64 anos, pode requerer a aposentadoria. A orientação é no sentido, primeiro, do Adailton recuperar a condição de segurado. A resposta mais ampla está aqui.
VISÃO MONOCULAR
O ouvinte Ednaldo Gomes, que mora na cidade do Crato e acompanha o Jornal Alerta Geral pela FM 106.5, relata que a esposa é portadora de visão monocular, tem 28 anos de contribuição e, nesse período, com a deficiência. Com na base na legislação previdenciária, o professor Paulo Bacelar explica como a esposa do Ednaldo pode requerer um benefício.
APOSENTADORIA RURAL
A ouvinte Rebeca Queiroz, da cidade do Crato, diz que está com 49 anos de idade, 15 anos de contribuição para o INSS e pergunta como, na condição de agricultora, pode pedir a aposentadoria. O Jornal Alerta Geral explica as regras da aposentadoria rural e, para o pedido do benefício, não há necessidade de contribuição para o INSS, mas homens e mulheres precisam atentar para as exigências a serem cumpridas.
AGENTE DE SAÚDE
Outra pergunta enviada ao Jornal Alerta Geral é da ouvinte Carla Cíntia, de Baturité. Ela diz que é agente de saúde, tem 20 e 7 meses de contribuição, está com 58 anos de idade e quer saber quando pode pedir a aposentadoria. O professor e advogado Paulo Bacelar dá uma explicação que é importante para os agentes de saúde.
REDE DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
O Sistema Ceará Agora de Comunicação mantém, a partir dos estúdios da FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, a maior rede de educação previdenciária pelo rádio e pela Internet em todo o Brasil. Aos sábados, são mais de 35 emissoras de rádio que retransmitem o Jornal Alerta Geral ‘Caminhos da Aposentadoria’. O Alerta Geral é transmitido, também, pelas redes sociais do cearaagora.