A noite de quarta-feira, 2, e a madrugada desta quinta-feira, 3, exigiram trabalho da polícia. Criminosos deixaram a população assustada e sem entender o que estava acontecendo durante a madrugada na Grande Fortaleza.
Nove pessoas foram presas (cinco maiores e quatro adolescentes) sob suspeita de envolvimento nos incêndios. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social(SSPDS), uma décima pessoa segue sob suspeita. Ela foi conduzida à uma delegacia da Polícia Civil, onde foi ouvida.
As investigações acerca das ações criminosas estão a cargo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e as diligências seguem em andamento com equipes de policiais civis e militares desde a madrugada desta quinta-feira.
Entenda
Os crimes registrados na madrugada desta quinta são: incêndio à equipamentos de fotossensores na Avenida Washington Soares e, nas proximidades do Makro, na BR 116, o fogo ateado em ônibus nos Bairros do Parque São José e Edson Queiroz, na cidade de Fortaleza, e a tentativa de derrubada de um viaduto, em Caucaia, com a explosão da base de uma coluna de concreta.
Outro ônibus foi incendiado no bairro Parque Santa Rosa e uma van também foi queimada no bairro Planalto Caucaia.
Segundo informado no Jornal Alerta Geral, os crimes representam o primeiro recado em 2019 de grupos com supostas ligações com facções. O correspondente Carlos Silva tem os detalhes:
A ação dos bandidos está sendo interpretada como uma resposta a declarações do secretário de Administração Penitenciária, Luis Mauro Albuquerque, que questionou o modelo atual de distribuição de presos de acordo com vínculos a determinadas organizações criminosas.
Mauro chegou a dizer, também, que não reconhece facção criminosa no Ceará. O novo secretário de administração penitenciária, Luis Mauro, é a maior aposta do Governador Camilo Santana para colocar fim na atuação dos crimes planejados nas áreas internas dos presídios e casas de detenção.
Nesse primeiro ataque de criminosos em 2019 na Grande Fortaleza, o que mais chama atenção é a ousadia na tentativa de derrubada de um viaduto em Caucaia.