As cantoras Jord Guedes, Letícia Ibiapina e Sara Lizz são os destaques da programação gratuita do Outubro Rosa no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza. Sempre ao meio-dia, os shows acontecem em três dias consecutivos: o cantor Jord Guedes, na quarta, dia 16; Letícia Ibiapina, na quinta, dia 17; e Sara Lizz, sexta, dia 18.
Vinda da terra dos índios Cariris, Crato (CE), Jord Guedes, cantora e compositora cearense, mora em Fortaleza desde 1991. Com 14 anos de carreira artística, tem um trabalho musical híbrido, que transita entre o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo. Jord Guedes canta como quem brinca com tinta, misturando matizes e traçando um colorido com múltiplos sons. Sua postura artística está vinculada à força da mulher que ocupa seu lugar no mundo e que ousa soltar sua voz.
A apresentação de Letícia Ibiapina, por sua vez, contará com a participação do guitarrista Filipe Rocha e do trompetista Alex Moreira. Músicas de jazz e outros rearranjos de estilos eternizados serão compartilhados no show.
Sara Lizz é cantora, compositora e multi-instrumentista nascida em Brasília, mas foi no Ceará que construiu sua identidade e carreira artística. Atuante no cenário autoral cearense desde 2004, Sara Lizz completa, este ano, 15 anos de trajetória musical. Este show traz composições dela e também de compositores parceiros como Bruno Esteves e Gabriela Mendes, artistas da nova geração da música brasileira, com Lueji Luna e Francisco El Hombre, e de outros já renomados como Caetano Veloso e Milton Nascimento. O repertório foi escolhido para conversar sobre o universo feminino e expressar a leveza e a delicadeza, assim como a força e a densidade de ser mulher.
Teatro
Na sexta-feira, 18, além do show de Sara Lizz ao meio-dia, o CCBNB recebe o espetáculo teatral “Quando as máquinas param”. De autoria de Plínio Marcos, com encenação do grupo Imagens de Teatro, a peça será apresentada às 18h. No texto, Plínio Marcos vai mostrar a angústia de um matrimônio perfeito, porém fragilizado por conta do desemprego do esposo. A crise se agrava quando Nina fala de sua gravidez inesperada. Zé, em momento de desespero, tem um plano nada aceitável para a futura provedora dessa criança. Nesse momento o mundo despenca. É “quando as máquinas param”.
Serviço:
Dia: Quarta-feira (16)
Show de Jord Guedes, às 12h
Dia: Quinta-feira (17)
Show de Letícia Ibiapina, às 12h
Dia: Sexta-feira (18)
Show de Sara Lizz, às 12h
Peça teatral “Quando as máquinas param”, com o grupo Imagens de Teatro, às 18h
Local: CCBNB Fortaleza (rua Conde d’Eu, 560 – Centro)