A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) aderiu à campanha Outubro Rosa e instalou iluminação noturna do Palácio da Fazenda, localizado na sede I (Av. Alberto Nepomuceno, 2). Desde o dia 1º de outubro, o prédio reflete a cor rosa da campanha. O movimento simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Para a iluminação, foram instalados 32 holofotes suspensos, com lentes na cor rosa, direcionados para a fachada do prédio histórico da Sefaz. A ideia, segundo Saulo Toscano, coordenador Administrativo Financeiro da Sefaz, é alertar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“O trabalho da Sefaz para o Governo do Estado é meio para prover recursos que são investidos em políticas públicas realizadas por outras secretarias estaduais. Mas, quando fazemos uma campanha dessa, de certa forma, alcançamos mais diretamente à população. Assim, contribuímos para conscientizar sobre a importância da campanha e os cuidados no combate ao câncer”, ressalta Saulo Toscano.
A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destaca que a campanha Outubro Rosa compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce. “As ações realizadas durante o mês contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama da mulher cearense. Então, estamos iluminando a fachada do prédio da nossa sede com a cor rosa, para fortalecer ainda mais esse campanha. É um momento de reflexão e de atenção com o autocuidado, estando sempre atentas ao próprio corpo”, afirma.
Políticas públicas
Fernanda Pacobahyba lembra ainda que o Governo do Estado desenvolve diversas ações e políticas públicas voltadas aos pacientes com câncer.
“Uma delas é a isenção do ICMS e do IPVA para os veículos de portadores de câncer, com algumas peculiaridades e requisitos previstos na legislação”, destaca.
Prevenção
A Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, alerta sobre a importância do autoexame no reconhecimento do câncer de mama.
“Devemos estar todas atentas, sempre, a essa doença que é a segunda maior incidência na população feminina mundial. É preciso alertar e conscientizar todas as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem exames preventivos a cada ano. Nós, mulheres, por sermos o Seio da Terra devemos nutrir e cuidar também do seio físico para continuarmos no pleno exercício do nosso viver. E a Sefaz está iluminada de rosa para expressar total alinhamento com essa campanha em favor da mulher”, ressalta.
Campanha Outubro Rosa
Lançado em 1997, na Califórnia, Estados Unidos, o movimento mundial Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, em outubro, são realizadas várias ações de sensibilização.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente em mulheres acima de 50 anos. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida. A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos.
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará