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O número de atendimentos realizados pela Ouvidoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) subiu cerca de 62,5% em dois anos. Em 2014, foram 4.898 registros. Já em 2016, esse número aumentou para 7.953.

As principais demandas do público no último ano, representando uma parcela de 60%, foram dúvidas sobre legislação, suporte para sistemas, como Portal da Transparência dos Municípios, Portal de Licitações e Processo Eletrônico e localização de editais de licitação. Em segundo, solicitação de informações públicas (22,6%) e terceiro, comunicação de irregularidades (6,1%). Reclamações, elogios e sugestões completam a lista.

O novo ouvidor do TCM, Virgílio Freire, que assumiu o cargo neste mês de janeiro, aponta estratégias que pretendem ser utilizadas para alavancar ainda mais o setor. “Pretendemos desmistificar que o Tribunal somente pune. Somos uma instituição que conversa com as pessoas, que vai ao cidadão. Então pretendemos chegar a esses destinos e fazer com que as pessoas se aproximem ainda mais da Ouvidoria”, disse o gestor.

Virgílio Freire foi nomeado para a função pelo atual presidente do Tribunal, Domingos Filho. Servidor da casa desde 1997, já passou por áreas como a Diretoria de Fiscalização, Secretaria Geral e Diretoria Administrativa e Financeira.

Para falar com a Ouvidoria do TCM são disponibilizados o telefone 162 (gratuito de telefones fixos) e o e-mail ouvidoria@tcm.ce.gov.br. Outras formas de contato estão em www.tcm.ce.gov.br/ouvidoria.

Com informações Assessoria de Comunicação do TCM