Tornar a saúde mais acessível a todos e facilitar a comunicação e ligação entre os profissionais de saúde e a população é um dos pilares da Plataforma de Modernização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Por isso, por meio do TeleSaúde, uma equipe de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dão suporte às pessoas surdas nas unidades estaduais de saúde.

Com o serviço, a Sesa amplia o acesso à informação dos surdos e humaniza o atendimento. “Essa assistência direcionada, especializada, nos possibilita uma maior aproximação com o paciente e facilita a nossa comunicação. O atendimento é muito mais proveitoso e adequado sem a barreira linguística. É importante que o paciente tenha pleno entendimento do seu tratamento”, afirma Allan Denizard, médico de Família e Comunidade responsável pelo TeleSaúde da Sesa. Desde o início do serviço, em dezembro de 2020, mais de 540 pessoas já foram atendidas com auxílio dos tradutores.

O intérprete responsável por acompanhar o atendimento realiza, por meio de chamada de vídeo, a tradução em Libras de todas as informações repassadas ao paciente na consulta. O apoio pode ser solicitado pelo número (85) 84390647 (WhatsApp) e por meio do ícone Plantão Coronavírus, disponível nos sites institucionais do Governo do Ceará, da Sesa e no hotsite Coronavírus.

A coordenadora da equipe de intérpretes, Luanna Alves, ressalta que a assistência derruba barreiras e possibilita o acesso da pessoa surda ao serviço essencial de saúde.

“A acessibilidade ao serviço de saúde é um dos direitos mais básicos da comunidade surda, e tornar a comunicação efetiva entre paciente e profissional de saúde torna o diagnóstico mais preciso, reduzindo até mesmo os riscos de uma prescrição inadequada, que pode existir numa situação em que não haja clareza de comunicação”.

(*) Com informações do Governo do Estado do Ceará