Trabalhadores do setor público com carteira assinada com número final de inscrição igual a 0 ou 1 receberão a partir da próxima terça-feira, 15 de fevereiro, o direito de saque de até R$ 1.212 do abono do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). No mesmo dia, trabalhadores da iniciativa privada, nascidos em março, recebem o abono pis.
Na última segunda-feira, foi iniciada a primeira etapa dos pagamentos dos abonos “pis/pasep” referentes ao ano de 2020. Os pagamentos deste ano estão ocorrendo de forma escalonada, tendo iniciado no dia 8 de fevereiro e seguindo até 31 de março.
Além disso, em 2022, cerca de 154 mil trabalhadores do setor público e privado terão uma segunda oportunidade para sacar o abono salarial do Pis/Pasep referente ano de 2019. Conforme levantamento do Ministério Público do Trabalho e Previdência, os valores não sacados somam montante de cerca de R$ 208 milhões.
O saque dos valores esquecidos seguirá a mesma ordem de liberação do pagamento deste ano, porém, somente será liberado a partir do dia 31 de março. Aqueles que não sacarem o dinheiro até o fim do prazo, somente poderão ter acesso ao dinheiro no próximo ciclo de liberação, previsto para ocorrer no próximo ano.
Vale lembrar que o pagamento do Pis ocorre com base no mês de aniversário do trabalhador, enquanto o Pasep é liberado com base no último dígito da inscrição do trabalhador no programa.