O Palácio do Planalto anunciou, na noite dessa sexta-feira (3), que lançará uma campanha publicitária a favor da proposta de reforma da Previdência, na segunda quinzena de maio. Com o mote “Nova Previdência, pode perguntar”, as propagandas serão veiculadas em rádio, televisão, jornais e internet. O governo também pretende espalhar outdoors em algumas cidades.
De acordo com o Planalto, a ideia é explicar que as mudanças na Previdência vão promover justiça social e ampliar a capacidade de investimento do país. O objetivo da campanha é conseguir apoio popular para aprovar a reforma.
As mensagens abordam, entre outros assuntos, a redução de privilégios históricos do sistema previdenciário brasileiro, que inclui a diminuição da contribuição de quem ganha menos e o aumento da contribuição de quem ganha mais; a manutenção das regras vigentes para quem já está aposentado; o aumento dos recursos para a Educação; e a economia promovida a Estados e municípios, o que vai auxiliar no equilíbrio das contas públicas, diz o governo em nota.
As peças publicitárias usarão cores da bandeira do Brasil, o verde e o amarelo. A nova estratégia do governo na divulgação da reforma ocorre um mês após haver uma troca na Secretaria de Comunicação Social (Secom), quando Fabio Wajngarten assumiu no lugar de Floriano Barbosa. A campanha da Nova Previdência foi formulada pela Secom e produzida pela agência Artplan.