O Governador Camilo Santana sancionou, na tarde desta quarta-feira (25), durante transmissão nas redes sociais, uma lei que autoriza a contratação de brigadistas para combate a incêndios florestais. De início , 60 profissionais serão contratados. Os profissionais selecionados, serão treinados pela Polícia Ambiental do Estado.
Estiveram presentes os secretários estaduais do Meio Ambiente, Artur Bruno, e da Segurança Pública, Sandro Carron, o Comandante dos Bombeiros , Coronel Helder e o Tenente-Coronel Isaac Rodrigues, comandante do Polícia Ambiental. O titular da pasta da segurança agradeceu, na ocasião, a medida do executivo que, segundo ele, aumenta em 30% o quantitativo de profissionais dedicados aos incêndios.
O Estado tem adotado medidas para preservação ambiental. Além da lei sancionada, outra medida , que já está em vigor, visa a preservação ambiental. No início do ano, entrou em vigor o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA), que visa fomentar a participação da juventude em ações sustentáveis e amplia a inclusão social e ambiental. O AJA vai contemplar a participação de dez mil jovens, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio em uma. A escolha será por seleção pública e, aos selecionados, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) concederá auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais.
Os incêndios em vegetações já atingem uma entre quatro cidades do Ceará. O mês de agosto marca o início do período de queimadas, que se intensificam a partir de setembro. Segundo o Corpo de Bombeiros, a maioria dos focos resultam de ações criminosas e que se espalham facilmente pela vegetação seca e a presença de fortes ventos.