A antecipação de perícias médicas para 9 mil cidadãos que aguardam exame há mais de 100 dias para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência está em andamento desde o último dia 20 de novembro. O contato para avisar que atendimento presencial foi antecipado é feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone da Central 135, que liga no número (11) 2135 0135, pelo e-mail ([email protected]), e SMS pelos números 29230, 27030 e 92716, que são números do Ministério do Desenvolvimento Social, ou ainda pelo “torpedo” do INSS: 28041.

Apesar dos esforços do INSS atender mais rapidamente essa parcela da população mais vulnerável, as faltas têm superado os agendamentos. Para se ter uma ideia, somente no dia 23 de novembro, das 79 pessoas que tiveram suas perícias médicas antecipadas, somente 18 compareceram. Se levarmos os dados desde que o programa iniciou, o número é maior: de 341 agendamentos, 91 compareceram. Ou seja, apenas 26,6%.

Para saber se o seu agendamento de perícia médica presencial foi antecipado basta acessar o Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Lembre-se de levar para a avaliação pericial presencial o atestado, resultado de exames, laudos, receitas e demais documentos que possam auxiliar o perito. É preciso apresentar documento de identificação com foto. O não comparecimento na perícia médica poderá implicar na desistência ou indeferimento do pedido.

O resultado da perícia estará disponível online depois das 21 horas do dia que o atendimento foi realizado. No entanto, se mesmo assim ainda não sair dentro desse prazo, entre em contato com a Central 135 (segunda a sábado, das 7 às 22 horas no horário de Brasília) para obter mais informações.