Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um conjunto de ações da Prefeitura com o Governo do Estado tem garantido um cotidiano com menos criminalidade e mais segurança para a população do Eusébio. O sucesso dessas medidas aparece nos números: há mais de 70 dias, Eusébio não registra homicídios – um recorde na história da cidade.


Uma das iniciativas lançadas pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, dentro das diretrizes traçadas pelo prefeito Acilon Gonçalves, é o Sistema Digital ‘Smart’ que, desde o mês de novembro de 2021, promove maior agilidade e autonomia às composições em serviço, que viabiliza a comunicação, informação e retorno das ocorrências diretamente à Central da CIOPS.

“O trabalho desenvolvido no CIOPS/190 – Eusébio é muito importante para atendermos as ocorrências em um diminuto tempo, pois dependendo da ocorrência conseguimos muitas vezes realizar flagrante’’, expõe Rejane Sales, Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, ao considerar que a tecnologia no trabalho de segurança pública é fundamental, pois através das estatísticas, segundo ela, melhora a atuação da estrutura de segurança.
Outro ponto importante para o êxito das ações nessa área, conforme Rafael Costa, Coordenador Geral da Guarda Municipal de Eusébio, é o trabalho em conjunto com as Forças Amigas foi de grande importância para alcançar o recorde de 70 dias sem homicídios.


“A integração das Forças Amigas de Segurança no Município de Eusébio em efetivo trabalho ostensivo reflete na diminuição dos crimes e, consequentemente, na redução de homicídios, trazendo mais segurança aos moradores. Além disso, a parceria da Polícia Militar do Ceará e da equipe do Grupo Raio tem sido fundamental nesse processo”, destaca Rafael Costa.


PLANEJAMENTO OPERACIONAL


A Secretária Rejane Sales destaca, ainda, como importante o planejamento operacional está dando resultado.

“Isso é fruto de um Planejamento Operacional, ao longo do ano passado, dividindo os bairros de Eusébio em Microterritórios com VTRs 24h e VTR do Supervisor para apoio as nossas viaturas, limpeza das pichações dos muros alusivos a crimes e facções’’, disse Rejane, para quem ‘’ tudo isso reflete em maior segurança aos munícipes, trabalho de saturação juntamente com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), RAIO, nos finais de semana, inibindo dessa forma os crimes de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), diversas operações desencadeadas, tais como: Apostos, Centro Seguro, Duas Rodas, Cosme e Damião’’.

Confira mais informação com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Euébio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp