O partido União Brasil, resultante da fusão do PSL com o DEM, foi formalizado, nesta quarta-feira, na Câmara e conta, temporariamente, com uma bancada de 81 deputados federais – a maior entre todas as siglas com representação na Casa. O grupo de parlamentares é oriundo do PSL (55 deputados) e do DEM – 28 deputados.

Muitos deputados, que estão mais inclinados a apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, irão, porém, deixar os quadros do União Brasil e negociam transferência para o PP, Republicanos e PL. A nova sigla deverá, ao mesmo tempo, ganhar novas adesões, mantendo-se como maior agremiação na Câmara até o final da atual legislatura.

Se ficar sob o comando do deputado federal Capitão Wagner, o União Brasil no Ceará ganhará a adesão, além de Wagner, dos deputados federais Danilo Forte (PSDB), Vaidon Oliveira (PROS) e Moses Rodrigues (MDB). Os rumos regionais do partido continuam sendo discutidos. O suplente de senador Chiquinho Feitosa, originário do DEM, não entregou os pontos e trava uma briga com o Capitão Wagner para herdar a direção do União Brasil.

Formalizado na Câmara dos Deputados, a bancada passou a ter como líder Elmar Nascimento (UNIÃO-BA). Segundo Elmar, a busca do diálogo será a característica principal do seu trabalho à frente da bancada. Sobre os parlamentares dos dois partidos que se uniram no União Brasil, o líder afirma que todos contribuíram para o debate de ações voltadas para a população ao longo desta legislatura.

O União Brasil ficará com 81 deputados federais por pouco menos de uma semana porque, a partir da próxima quinta-feira, muitos deputados irão aproveitar a janela partidária – 3 de março a 1º de abril, para trocar de partido sem ameaça de perder o mandato.

O PT continuará com a segunda maior bancada – 53 integrantes, mas a expectativa, entre dirigentes nacionais, é que a sigla ganhe adesões. Em 2018, 30 partidos elegeram representantes à Câmara dos Deputados, mas, com as fusões recentee e outras incorporações e trocas de legenda, o número de siglas caiu para 23.

Relação das 10 maiores bancadas na Câmara dos Deputados com a formalização do União Brasil

(*) Com informações da Agencia Câmara