Por conta doa cassação e briga de liminares que hora empossa presidente da Câmara como prefeito e hora retorna o prefeito e vice prefeito de Pacajus, respectivamente Bruno Figueiredo e vice Fagner Costa – a mais recente decisão aconteceu, na última segunda – feira dia 06 de novembro, quando o desembargador Paulo Ponte, atendendo a um pedido de liminar representada pelo presidente do Legislativo de Pacajus, Tó da Guiomar, derrubando, assim, o então gestor Bruno.

Com a vacância do cargo, a lei diz que deva ser feito uma eleição indireta e, por conta disso, a Câmara de Vereadores, aprovou a resolução que dita o trâmite de como será a eleição.

A definição ficou da seguinte formal: 23 de novembro, será o dia da eleição e posse imediata; a convenção para escolha de candidatos será feita nos dias 10 e 11 de novembro. Dia 12 de novembro ficou definido para registro de candidaturas, no horário entre as 09 da manhã até as 19 horas.

A eleição se dará por meio de votação nominal e aberta e os eleitos – prefeito e vice – serão empossados em seguida, na mesma sessão.

AS CONVENÇÕES

Foram realizadas, por aqueles partidos, aos quais desejam disputar a eleição, entre eles União Brasil, PL e PSDB E PDT. Nesses dois primeiros – União Brasil e Pl, em convenção realizada na manhã deste sábado no plenário de 23 maio, ficou definida uma chapa: candidato a prefeito, vereador Tó da Guiomar, atual prefeito interino e, para seu vice, Ex vereador, Ex candidato a prefeito Paulo Pontes.

Já na convenção realizada na fazenda Guarany, residência oficial do Ex prefeito Bruno Figueiredo, os partidos PSDB e PDT apresentaram como candidatos a prefeito o humorista Alex Nogueira, ele que teve seu avô, como prefeito de Pacajus, por duas vezes e seu tio Antonio Nogueira, também como prefeito da cidade, mostrando que nele também tem essa veia política.

Além de seu vice, escolhido também nessa convenção, Adail Lagoa Seca, apresentador de rádio e de tv na cidade de Pacajus. Outra informação que recebemos, de fonte do Partido dos Trabalhadores de Pacajus, é que na tarde deste sábado, as 17 horas, haverá a convenção do partido, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais de Pacajus, para homologar as candidaturas, de Gustavo Menezes, ex vereador de Pacajus, como candidato a prefeito e trará como vice, Sinval Filho, que já foi vereador e secretário de agricultura da cidade.

DISPUTA PELO VOTO

As eleições serão indiretas e os vereadores irão escolher prefeito e vice, de acordo com a resolução, em suas disposições do art 14, inciso terceiro da constituição e da lei complementar nº 64/90.

A Câmara é composta por 15 vereadores e, pelos intrincais dos bastidores, Tó da Guiomar (união Brasil) e Paulo Pontes (PL), contam com 8 votos, enquanto os candidatos do ex/prefeito Bruno, Alex Nogueira (PSDB) e Adail Lagoa Seca (PDT) contam com 6 votos, e Gustavo Menezes (PT), que homologará sua candidatura na tarde deste sábado conta com o voto da esposa, que é a vereadora Rhaissa Menezes. Mas, as contas, pela imprevisibilidade da política, podem ou não se confirmar, cada vereador certamente será procurado, pelos candidatos, as conversas, negociações virão a mesa, aquele que se convencer de mudar ou não, terão a oportunidade de até o dia 23 permanecer com quem já está ou mudar o voto.

DECISÃO DA JUSTIÇA

Surpresas, incertezas, na política de Pacajus, tudo é possível, ainda mais, na perspectiva que há, por parte do Ex prefeito Bruno, em relação a justiça, ele acredita, que há qualquer momento pode sair uma decisão favorável, tanto na esfera local, através do juiz Dr. Alfredo Rolim, sobre o mérito da matéria que o cassou como prefeito e seu vice, no último dia 21 de setembro e também outra decisão que pode chegar do tribunal de justiça do estado, derrubando a liminar, que trouxe de volta ao cargo de prefeito, o presidente do legislativo, vereador Tó da Guiomar. Em uma dessas definições, acontecendo até o dia 23 de novembro, cai por terra, toda perspectiva de eleição indireta. Diante de tudo isso, a população, aguarda ansiosa essa definição, pois só tem prejudicado o desenvolvimento do município.

Texto do repórter Ednardo Lemos, da FM MIX 107.5