Os dirigentes de partidos estão em campo para escolher nomes a serem lançados na disputa pelas Prefeituras e Câmaras de Vereadores na maioria dos 184 municípios do Ceará. A mudança de comportamento dos eleitores e as novas mídias fazem com que os partidos encontrem caminhos mais modernos para pregar a renovação, embora, mesmo com as novas técnicas e ações, o discurso do novo se
esconda por trás do conservadorismo e dos mesmos hábitos da chamada velha política.
Os partidos, porém, querem insistir e a oito meses das eleições municipais, as siglas ampliam o investimento em cursos de formação política online em busca de candidatos interessados em se lançar em outubro. A “virada digital” também tem como metas colaterais a tentativa, por parte das legendas, de recuperar sua relevância no debate nacional, de fugir da pecha da velha política e de servir como ferramenta para os cursos, gratuitos, abordam desde temas mais tradicionais, como quais são as atribuições de um vereador, legislação eleitoral e maneiras de prestar contas, até construção de marca pessoal e combate a fake news.
Há módulos que ensinam a gerir redes sociais, a usar mídia paga e a monitorar, por meio de métricas, a audiência e o engajamento de postagens nas redes sociais.