O período de vendas da Páscoa deve gerar R$ 240 milhões em negócios no comércio cearense, aponta levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará. De acordo com o levantamento, 42,9% dos consumidores responderam que estão dispostos a ir às compras.

O gasto médio com produtos foi calculado em R$ 317. Chocolates, peixes, pães e viagens são os itens mais demandados para a data. O potencial de consumo dos consumidores do público masculino é maior. O levantamento foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, braço de pesquisas da Fecomércio.Esse montante previsto em negócios coloca essa data comemorativa no mesmo tamanho em importância do Dia dos Pais, como a 5ª data comercial com maior potencial do ano.

A pesquisa é inédita, por isso não é possível comparar com outros anos, mas os dados puderam mostrar que a data vem superando o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados. Sobre as vendas, o levantamento destaca que o consumidor tem como preferência os produtos mais tradicionais. O chocolate, sem dúvidas, é o carro-chefe, mas não só isso. Além do chocolate, vão comprar vinhos, peixes, pães, mas nos serviços teremos a movimentação dos serviços, principalmente do turismo.

Outro hábito de consumo importante mostrado pela pesquisa é que os consumidores que gastam na Páscoa preferem as compras à vista. Segundo os dados, 69,1% afirmaram que devem pagar as compras com cartão de débito, dinheiro ou Pix.