A partir das 17 horas desta sexta-feira (28), eleitores que precisem de transporte intermunicipal, não metropolitano, para se deslocar até seu domicílio eleitoral, poderão usufruir da gratuidade nas passagens. A medida foi sancionada pela governadora Izolda Cela, no dia 30 deste mês. A medida é válida até as 8h da segunda-feira, dia 31/10.
A gratuidade visa assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito ao voto no segundo turno das eleições de 2022, realizado neste domingo, dia 30..
As passagens intermunicipais começaram a ser emitidas na última quarta-feira nos terminais rodoviários. Após a confirmação do bilhete, não será possível fazer remarcação. Para ter direito ao benefício, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto e título de eleitor ou outro documento idôneo que comprove seu local de votação na localidade de destino.
Com relação aos deslocamentos dentro das regiões metropolitanas do Estado: Fortaleza e Região Metropolitana; Região Metropolitana do Cariri e Sobral, o documento estabelece que a partir das 5 horas da manhã até as 18 horas de domingo não haverá cobrança de tarifa e não será necessário apresentar qualquer documento para a utilização das linhas de ônibus, vans, metrô e VLT.