Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na manhã desta terça-feira (12), a ordem de serviço para requalificação da Praça dos Mártires, conhecida como Passeio Público, a mais antiga praça de Fortaleza, localizada no Centro da Cidade. A obra, orçada em em R$ 939.162,22, prevê novo paisagismo, requalificação de calçadas, restauro de estátuas e demais elementos históricos, melhorias na acessibilidade, além de tratamento para manutenção da vegetação existente.

As intervenções começam neste mês e a obra está prevista para ser entregue em julho de 2020. Para o Prefeito, é preciso que haja pressa em oferecer aos fortalezenses o equipamento preservado e apto para a ocupação.

A ideia é fazer uma reforma realmente significativa que recupere e restaure este patrimônio tombado. Não só esta, mas outras praças que dizem respeito à identidade de Fortaleza precisam ser valorizadas para a população conhecer, frequentar e serem objetos de visitação turística também. Acima de tudo isso, está a construção da nossa identidade, disse.

Equipamento cultural da Prefeitura, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Praça dos Mártires foi inaugurada em 1864. Segundo o titular da Secultfor, Gilvan Paiva, este era um desejo antigo da gestão, de restituir o espaço que carrega memórias e é marcado por encontros. Por isso, todos os procedimentos para a criação do projeto foram cercados de muito cuidado.

Nós iniciamos um trabalho a partir da nossa Coordenadoria de Patrimônio, que fez todo um estudo, mediou e elaborou as primeiras articulações com o IPHAN. O Passeio Público vai, de fato, ter uma requalificação e isso vai ser muito importante para a retomada da praça, destacou.

Elementos históricos de importante valor, estátuas, caixa d’água e a mureta que circunda a praça também receberão reparos, de acordo com o diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) também participou de reuniões e vai acompanhar as obras.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp